Apesar da significativa importância das pequenas empresas no contexto da economia brasileira, infelizmente grande parte desses negócios possui um ciclo de vida curto. E isso se dá em decorrência das dificuldades encontradas tanto na implementação como na manutenção das atividades. E foi justamente pensando nessas circunstâncias que decidimos preparar este artigo! Quer saber quais são os principais desafios das pequenas e médias empresas e como fazer para superá-los? Então não deixe de ler:

Falta de planejamento

Alguns empreendedores optam por gerir sua empresa apenas com a experiência de mercado que julgam ter. Mas isso, muitas vezes, resulta em uma perigosa falta de planejamento financeiro, o que pode levar a dificuldades para controlar adequadamente todas as despesas e receitas do negócio. Mas você sabia que existem softwares de planejamento que auxiliam o empresário a manter as rédeas da empresa? Por meio de um controle do fluxo de caixa automatizado, da facilitação da emissão de notas fiscais e da geração de relatórios para o devido acompanhamento, essas ferramentas ajudam na identificação de problemas e, consequentemente, na rápida solução dos mesmos. Por que não contar com essa mãozinha, não é mesmo?

Alta carga tributária

Os impostos que incidem sobre as pequenas empresas variam de um setor para outro. Setores relacionados à indústria, por exemplo, têm uma carga tributária bem menor que uma empresa de serviços. Com todas as particularidades relativas a cada negócio e setor, o primeiro passo é contar com a ajuda de um contabilista, para saber qual regime tributário melhor se adequa de acordo com as características da empresa. Afinal de contas, a ajuda de um expert no assunto é sempre bem-vinda, não concorda?

Concorrência feroz

Para as pequenas empresas, a dificuldade em lidar com a concorrência está no fato de que o marcado está cada vez mais competitivo, o que faz com que conseguir um posicionamento de mercado se torne uma tarefa um tanto quanto difícil. Isso principalmente quando o principal concorrente é uma empresa maior e mais estruturada, já tendo caído na preferência dos clientes. Nesse cenário, criar diferenciais é uma ótima forma de chamar a atenção dos consumidores. Assim, procure manter-se atualizado quanto a novidades e tendências, busque por melhorias contínuas e aplique essas questões na rotina da empresa. E lembre-se de que a indicação ainda é o melhor marketing que uma empresa pode ter, ok?

Impacto da economia

Ao enfrentarem períodos de economia em recessão, as pequenas empresas acabam sofrendo bastante, já que a principal atitude do consumidor é, logo de cara, reduzir ou cortar gastos. E essa diminuição no consumo causa um impacto direto no faturamento dos pequenos negócios. Por isso, o empreendedor que consegue perceber mudanças no cenário econômico e se antecipar a elas, buscando se adequar à nova realidade, conseguem se preparar melhor. Ter visão de futuro e saber planejar são habilidades de destaque em qualquer empreendedor. Consegue se identificar?

Agora comente aqui e nos conte o que achou do nosso post de hoje! Quais são as principais dificuldades que você enfrenta no dia a dia do negócio? Compartilhe suas experiências conosco e enriqueça nosso post!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.