O Fluxo de Caixa é a ferramenta que faz o controle da movimentação financeira de uma empresa, como a entrada e a saída de recursos em um determinado período.

Melhorar e conduzir com sabedoria o Fluxo de Caixa é um dos desafios mais importantes que um gestor enfrenta no seu dia a dia. O Fluxo de Caixa é que vai nortear com segurança o bom desempenho do negócio, e quando ele se torna irregular pode comprometer a saúde financeira da empresa.

Para você que deseja melhorar o Fluxo de Caixa, vamos contar alguns segredos básicos, porém funcionais para obter o sucesso mantendo seu Fluxo controlado.

Confira diariamente o Fluxo de Caixa

O fluxo de Caixa também é uma ferramenta de planejamento. São através das informações de movimentação que poderão ser traçadas as metas financeiras para o dia ou para a semana, dessa forma, conseguindo resolver com segurança as situações já previstas.

Registre e classifique toda a movimentação

É fundamental registrar qualquer tipo de movimentação financeira, por menor que ela seja, e qualificando esses movimentos o gestor terá o real controle para onde estão sendo direcionados os gastos e também de onde provêm as entradas. Aqui, vale lembrar que, vendas feitas a prazo não podem ser consideradas como uma movimentação financeira e não podem entrar no fluxo.

Economize, programe a curto e a longo prazo

O Fluxo de Caixa traz resultados que podem auxiliar em uma programação semanal e até mesmo anual. A vantagem é poder analisar todas as possibilidades, tanto positivas quanto negativas, que possam surgir no decorrer do tempo e estipular as estratégias que serão usadas para enfrentar as adversidades, como por exemplo, evitar gastos desnecessários no futuro.

Planejamento de estoque

Uma maneira de acrescentar investimento ou gastos ao Fluxo de Caixa é fazer um planejamento e controle do estoque. Quando bem feito, esse controle auxiliará o empresário para saber o momento certo de investir na compra de produtos para o estoque e também planejar gastos que seriam direcionados ao estoque para oportunidades mais lucrativas ao negócio.

Realidade com o capital de giro

Todas as informações utilizadas para fazer o Fluxo de Caixa, devem ser baseadas na realidade da empresa. Caso o retorno obtido com a venda de produtos ou serviços, não seja o desejado então é o momento de repensar as estratégias que estão sendo utilizadas, principalmente para manter o capital de giro. É a hora de fazer algumas perguntas como:

Os valores cobrados dos produtos ou serviços condizem com a realidade do mercado?  – Talvez você deva aumentar os valores para obter maior lucro.  Todos os clientes estão dando um bom retorno financeiro? – Concentrar esforços apenas nos clientes que realmente geram lucratividade para a empresa é uma saída interessante. Existem gastos que podem ser cortados sem que haja prejuízo? – Cortar gastos é uma necessidade quando a empresa está passando por algum tipo de dificuldade. Enfim, analise os dados e questione-se, esse é um meio bem eficaz para resolver as adversidades e contratempos.

Disponha de um sistema para gestão financeira

Um sistema de gestão torna o processo de controle mais ágil, facilitando sua vida ao analisar as informações do Fluxo de Caixa. O sistema Trend da Corplan Tecnologia tem capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados sob múltiplas perspectivas, preparando sua empresa para crescer com segurança.

Saiba mais acessando Lógica Informática.