A função da gestão financeira vai além da melhoria dos resultados financeiros de uma empresa, ela identifica problemas, aperfeiçoa processos e principalmente cria estratégias para curto e longo prazo. O bom andamento de um negócio depende, basicamente, de o gestor saber lidar com as inúmeras informações que surgem no dia a dia. Uma boa gestão financeira requer, acima de tudo, planejamento e controle.

Por isso, separamos 6 importantes dicas para que a sua empresa tenha sucesso com as finanças e se dê bem no mundo dos negócios.

1 Planejamento estratégico – Seguir um planejamento estratégico financeiro ajudará o gestor a dirigir, coordenar e controlar todas as funções conforme as metas estabelecidas. Dessa forma a empresa estipula como serão as mudanças e os recursos para o plano de crescimento, realizando planejamento de lucro, estimativas de vendas, orçamento de caixa, entre outros. Por isso, você deve ficar atento ao planejamento de finanças e mantê-lo sempre atualizado.

2 Fluxo de caixa – Elabore o fluxo de caixa de maneira que você conheça as origens dos recebimentos e dos pagamentos. O primeiro passo para a boa saúde financeira da empresa é ter conhecimento de quanto recebe e de quanto gasta, de onde vem e para onde vai o dinheiro que entra no caixa. Você precisa saber quanto lucro está gerando e quais são as despesas para, desse modo, perceber o quanto pode reinvestir no seu negócio.

3 Preço de venda – O preço de venda de um produto ou serviço só será formulado de maneira ajustada com a realidade da empresa e do mercado quando se tem o conhecimento dos custos e despesas, por isso analisar diariamente os relatórios de movimentação financeira e a concorrência é muito importante para a formulação de preços condizentes com as necessidades do seu empreendimento.

4 Retiradas descontroladas – Por mais que você seja o dono do negócio, nunca faça retiradas do caixa de forma descontrolada, ou seja, sempre que precisar ou achar necessário, isso é um erro que acontece frequentemente nas empresas. Quando precisar fazer qualquer tipo de retirada, lembre de analisar o relatório diário, pois ele está aí para provar o porquê de não cometer esse tipo de falha.

5 Considere a inadimplência – Este é um ponto importante a ser considerado no planejamento financeiro. Você deve traçar os objetivos da empresa levando em conta os valores devidos pelos clientes e estabelecer estratégias de controle para a inadimplência.  Faça as contas nos seu plano de finanças acrescentando um valor como taxa de inadimplência de acordo com as necessidades do seu negócio.

6 – Use um sistema de gestão empresarial – Substituir tarefas que são realizadas manualmente por um sistema automatizado é a melhor maneira para reduzir custos , otimizar processos e aumentar a produtividade da rotina financeira. Mantenha as finanças em dia com informações integradas às demais áreas da empresa, aumentando a segurança dessas informações, atualizando-as constantemente e, dessa forma, tornando-as confiáveis para obter formas assertivas nas tomadas de decisões diárias.

O Trend da Corplan Tecnologia é a solução ideal para a gestão financeira da sua empresa.  Com ele você controla seu financeiro, suas vendas, seu estoque e emite nota fiscal eletrônica e de serviço de forma simples e fácil.

Acesse nosso site e conheça todas as vantagens: www.logicainformatica.com.br