Para obter um resultado satisfatório e o lucro em uma pequena empresa, é necessário que o seu gestor tenha dedicação e muita atenção aos pequenos detalhes do dia a dia.

A realização eficiente de uma rotina de trabalho é a peça chave para que não haja perdas, como por exemplo, uma venda importante que não foi feita, uma boa negociação de preços com fornecedor, e até mesmo, pagamento de contas em dia para evitar juros. Então, quantas vezes isso aconteceu na sua empresa resultando em algum tipo de prejuízo?

É para isso que as empresas desenvolvedoras de softwares de gestão empresarial estão aí. Para facilitar o dia a dia das pequenas empresas, permitindo que os procedimentos sejam realizados com eficiência, diminuindo custos e ajudando ter mais sucesso em seu negócio.

O sistema de gestão e o custo benefício

A implantação de um sistema de gestão é um investimento para muitos ganhos. A grande maioria de pequenos empresários associam a implantação desse tipo de sistema como um gasto desnecessário, sem colocar na balança todos os benefícios gerados por ele.

O primeiro ganho originado pelo uso de um sistema de gestão, com certeza, é a economia de tempo e dinheiro, sendo que ele fará por você o controle de estoque, emissão de nota fiscal eletrônica e boletos bancários, controle de contas a pagar e a receber, emissão de ordem de serviço, orçamento, pedido de venda e muito mais.

Mais tempo livre para o empresário

Com todos os benefícios listados acima, restará mais tempo para o empresário se dedicar em outras atividades, como focar em ações para aumentar as vendas, prospectar novos clientes, realizar treinamentos junto de sua equipe, pesquisar o mercado e a concorrência a fim de desenvolver ações de marketing, ou seja, ocupar o tempo “livre” para melhorar o desempenho da empresa.

A adaptação é importante

Para os gestores que estão acostumados com o preenchimento manual de planilhas, agendas, controle manual de estoque, entre outras atividades, pode ser um desafio inserir um sistema automatizado, porém é muito necessário. A adaptação é importante pois a facilidade para abrir uma empresa e consequentemente o aumento do numero de concorrentes, faz com que as pequenas empresas se tornem mais profissionais e busquem pela melhor qualidade dos serviços e da gestão.

Deixe a concorrência para trás

Além da gestão, um sistema fará com que a empresa se destaque diante da concorrência, fornecendo informações como melhores períodos para comprar, mercadorias que geram mais lucro, histórico de compras dos clientes, gerenciamento de estoque, entre outras. O cruzamento destes dados fará o empresário ter maior assertividade na tomada de decisões e, desse modo, podendo sempre realizar bons negócios.

Portanto, pode-se dizer que, a aquisição de um sistema de gestão empresarial não é cara se o empresário levar em considerações fatores como a economia nos custos administrativos e a aplicação do tempo livre em outras formas de alavancar o negócio, ou seja, é a oportunidade para cortar gastos e em contrapartida gerar mais lucros.

Hoje já existem sistemas que se encaixam para cada perfil de negócio e antes o que era possível apenas para grandes empresas já está ao alcance das micro e pequenas, de forma mais simples, de fácil usabilidade tornando-se um investimento acessível e a percepção do custo-benefício é notada rapidamente.