Conhecer o mercado e como atuar nele são questões que desafiam os empreendedores, tanto os que estão começando algum modelo de negócio, quanto àqueles que já possuem uma empresa. Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), aponta que o país teve aumento de 23% para 34,5% de empreendedores em dez anos. Este é um número significativo para a economia, porém nem todas as pessoas sabem o que é preciso para se tornarem boas empreendedoras e, assim, se manterem no mercado.

Então para você que quer fazer parte das boas estatísticas e permanecer vivo no mundo dos negócios, elaboramos algumas dicas para alcançar o sucesso.

Planejamento é tudo!

Garantir o sucesso da marca e do produto requer um bom e antecipado planejamento estratégico. Para uma boa gestão, o empreendedor deve fazer e seguir esse planejamento, pois é ele que irá orientar sobre os objetivos propostos e as ações que devem ser feitas para alcançá-los com êxito.

Conheça o mercado

Para bons resultados, é necessário que o empreendedor conheça realmente o mercado, dessa forma suas decisões serão tomadas com mais agilidade e de forma assertiva. Para isso não basta apenas analisar os pontos econômicos, é importante conhecer o público alvo e a concorrência.

Apareça

Quer resultados positivo nas vendas? As pessoas precisam conhecer a sua marca e o seu produto! Para isso é essencial ter um planejamento de marketing completo e comunicar de forma adequada. Mostrar o seu diferencial e acima de tudo cumprir o que foi prometido com a comunicação, essa é a maneira mais eficaz de atrair a confiança do seu consumidor.

Seja seguro e mantenha a calma

Em primeiro lugar o empreendedor deve saber onde está pisando, investir em um negócio que foge do seu campo de conhecimento e experiência pode ser arriscado. Inove sim, mas inove em uma área que você domine. Dedique-se a um ramo de atividade que você tenha segurança, consiga tomar decisões com calma e acima de tudo passar isso para o cliente.

Receba Feedback

O Feedback é uma ferramenta vital para as empresas saberem qual direção seguir. É através dele que o empreendedor conhecerá as respostas sobre sua marca ou produto. E não basta apenas realizar um feedback externo, para que o negócio ande a passos largos, também é necessário realizá-lo dentro da empresa, com os colaboradores e fornecedores. De acordo com as respostas recebidas é que serão traçados os planos de comunicação, melhoria organizacional interna, melhorias no produto, metas de vendas, etc.

Gostou das dicas? Agora é só aproveitar e aplicá-las na sua empresa ou no tão sonhado negócio que você idealiza há tempo e se transforme em um empreendedor de sucesso.

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