Abrir seu próprio negócio não é sempre uma tarefa fácil, principalmente se analisarmos as estatísticas desanimadoras sobre esse assunto no Brasil. Segundo o SEBRAE, 7% das novas empresas encerram as atividades por falta de lucro, 20% fecham suas portas por falta de capital e quase 50% dos pequenos empresários não conseguem saber se estão tendo lucro ou prejuízo em seus negócios.

Mas afinal, o que precisa ser feito para que o tão sonhado plano de ser o dono do próprio negócio decole e sobreviva?

Para isso, elaboramos 5 dicas importantes para que você tenha sucesso com seu novo empreendimento.

1 Saiba onde está pisando

Pesquise, pesquise muuuuito! Antes de abrir o seu próprio negócio você precisa pesquisar. Faça pesquisa de mercado, saiba a quanto anda a sua concorrência; pesquise o público e conheça o que ele pensa sobre sua empresa ou produto. Informe-se sempre, não importa o tipo de pesquisa, nem o canal que será utilizado para fazê-la. Você precisa saber onde está pisando e se preparar para todas as adversidades que irá encontrar ao longo do caminho, principalmente no começo.

2 Inove

A maioria das pessoas opta por abrir uma empresa que venda produtos ou serviços diferenciados ou até mesmo que ainda não existam no mercado. Mas se você pretende vender algo que já exista e em um campo onde a concorrência é grande, a resposta é: Inove! Isso mesmo, esse produto precisa ter um diferencial que chame a atenção e desperte o interesse do seu público, faça ele ser o melhor.

3 Aprenda coisas novas

No início não é fácil, isso é fato! Mesmo pedindo ajuda, o negócio é seu e você terá que supervisionar tudo, nada como o olhar do principal interessado no assunto para fazer o barco rumar “de vento em popa”. Desde as finanças, reuniões, contratações de funcionários (mesmo que seja apenas um), atendimento aos fornecedores… Se no início você ainda não tiver dinheiro para bancar especialistas, você vai ter que se virar. Portanto esteja aberto a aprender a fazer um pouco de tudo.

4 Um amigo chamado Planejamento

Melhor amigo sim, aquele que você terá que levar junto para todos os cantos. Planejar é fundamental para que tudo dê certo. Faça um plano de negócio e o revise com frequência, organize e planeje todas as suas ideias, desde o financeiro, estoque, relacionamento com os clientes, planeje a aplicação de seus recursos como mão de obra, por exemplo, para assim ter uma produtividade adequada para investir e crescer cada vez mais.

5 Invista em Tecnologia

Nem todas as pessoas que sonham em ter seu próprio negócio possuem experiência em gerenciar uma empresa. O Trend, da Corplan Tecnologia é um sistema para empresas que têm a necessidade de se organizar para crescer com segurança! Conheça mais acessando o site  www.logicainformatica.com.br

É preciso planejamento, dedicação e acima de tudo paciência para visualizar os resultados esperados. Estude, informe-se, fique de olho nessas dicas e terá sucesso em seu novo empreendimento.