Em épocas de crise, muitas empresas buscam alternativas para chamar a atenção de seus consumidores, seja com a inovação de produtos, reformulação de preços ou diversos tipos de promoções e descontos, é preciso entrar na briga com a concorrência e procurar sair sempre na frente.

Apesar do foco estar todo voltado para a venda, não se pode esquecer de outros fatores que também são necessários para a conquista de clientes, e um desses fatores, e talvez o mais importante, ainda seja o atendimento, pois ele é a porta de entrada para garantir a lucratividade crescente de uma empresa para preservar-se da crise.

Separamos algumas dicas de como melhorar o atendimento em épocas de crise para você vender mais e obter lucratividade crescente.

01 – O vendedor é o cartão de visitas da sua loja

O vendedor é o primeiro contato de um cliente com a sua empresa, seja para efetuar uma venda física ou através do telemarketing, o atendimento quando bem feito no primeiro momento é a chave que abrirá as portas para cativar, conquistar e fidelizar os clientes. Por isso é indispensável ter uma equipe de vendas treinada para atender com excelência o seu público e que saiba passar realmente uma imagem positiva da empresa.

02 – O cliente está em busca de solução

Ter seus problemas resolvidos e ser bem atendido é o que as pessoas buscam. Por isso, o principal papel de quem atende o público é oferecer a melhor solução. A dica é ouvir e tentar entender o que o cliente realmente deseja, escute-o do começo ao fim, mesmo que o produto ou serviço que ele esteja procurando não façam parte do seu portfólio. Faça com que o cliente sinta que é importante para a empresa e que ela se preocupa com o seu problema. E para que isso aconteça é necessário que o vendedor conheça realmente o que a empresa oferece.

03 – Agilidade

Depois de entender o que o cliente busca, procure responder prontamente, correspondendo às expectativas dele, quanto antes você solucionar o problema, mais tempo terá para oferecer outros produtos, criar mais desejos e até mesmo fazer com que este cliente descubra que tenha mais problemas e você poderá ajudar a resolvê-los também.

04 – Preste atenção nos feedbacks

Os feedbacks quando positivos são extremamente importantes para a motivação de um vendedor e também são relevantes quando for necessário promover mudanças ou atitudes nos vendedores que por algum motivo não estão passando o retorno desejado para a empresa. E não são somente os vendedores que precisam receber feedbacks, mas também a empresa deve estar aberta às opiniões e considerações que seus atendentes têm para com ela.

Então, que tal colocar estas sugestões em prática e tentar driblar os tempos de crise?