Muito se fala sobre a Nota Fiscal Eletrônica e é normal ela ser motivo de apreensão para pessoas inexperientes no assunto e até mesmo para alguns contadores.

E você? Sabe o que é e como funciona uma NFC-e?

O principal objetivo é que o controle e fiscalização das vendas para o consumidor final seja todo eletrônico. No mesmo instante que a nota é gerada, as informações já são transmitidas para as secretarias de fazenda. Ou seja, a nota fiscal se transformou em um arquivo digital chamado de XML (na linguagem da tecnologia) que é enviado para a Receita Federal em tempo real. É através deste arquivo que as empresas, por meio de programas específicos, retiram as informações para formar o DANFE, que popularmente é conhecido como nota fiscal, porém a nota fiscal propriamente dita, repetindo, é aquele arquivo digital em XML.

Veja algumas vantagens do seu uso:

– Economia de impressão e papel, visto que a nota é eletrônica, será preciso imprimir apenas o DANFE, mas só na quantidade que a sua empresa necessita;

– Através de um QR Code no smartphone, poderão ser feitas cópias ou consultas;

– Recebimento do extrato da nota via e-mail;

– O custo de armazenagem digital é menor que o custo de armazenagem físico, sendo que, conforme a legislação, é obrigatório guardar as notas por um tempo de 5 anos;

– Os processos de administração, armazenagem e organização se tornam mais eficientes;

– Possível fim da impressão do cupom fiscal em papel;

– As empresas terão mais agilidade e segurança no registro de Emissor de Cupom Fiscal.

Como fazer para emitir NFC-e

Para as empresas conseguirem emitir nota fiscal eletrônica, elas precisam de um certificado digital, que é uma “assinatura” para as notas enviadas e garantirá que realmente é a empresa que está enviando a nota, é como se fosse uma assinatura virtual com reconhecimento de firma. E o ponto mais importante é escolher um programa que faça essa emissão virtual.

Agora você está mais informado sobre o que é uma NFC-e. Se ainda houver alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.